segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Relações Públicas em destaque

           
           Dinâmico, criativo, administrador do tempo, empreendedor, sociável, flexível, bem humorado e bastante “descolado”. Estas são algumas das muitas características que possuem os profissionais de Relações Públicas.
            O Relações Públicas transita e atinge facilmente os mais variados públicos, e por isso tem se tornado um profissional requisitado por parte de empresas de grande, médio e até de pequeno porte, e com o sucesso obtido nos projetos em que estes estão envolvidos, a profissão ganha reconhecimento e destaque no mercado de trabalho. O aumento constante da responsabilidade social e o avanço nas leis de defesa ao consumidor também é um fator importante para o crescimento da demanda destes profissionais.
            Há quem diga que os RP's são manipuladores da informação, mas será que todos os profissionais de comunicação não são? A missão não é omitir a informação, tão pouco criar algo irreal para impactar o público-alvo, mas sim transmitir com agilidade e eficiência a mensagem, de forma que esta não enfatize uma imagem negativa do que está em foco, mesmo quando o momento não é favorável. O raciocínio rápido facilita a previa identificação das consequências de suas ações, diminuindo em primeiro momento as possíveis falhas.
             Apesar de no Brasil os órgãos competentes não fiscalizarem regularmente as funções de cada profissional da comunicação, as entidades descobrem por si só a versatilidade dos RP's, aproveitando-os em diversas funções, como na organização de eventos culturais, esportivos, empresariais, científicos, na realização e análise das pesquisas de opinião pública, na intermediação para criação de campanhas institucionais e até mesmo mercadológica, além de desempenhar facilmente a função de assessor de imprensa; isso porque durante o processo de formação os estudantes geralmente adquirem conhecimentos em diversas áreas da comunicação ampliando assim o leque de conhecimentos.
            O Relações Públicas se diferencia no mercado pelo fato de seus projetos serem pautados pela transparência em suas ações, organizadas e planejadas minuciosamente, praticamente extinguindo as possíveis falhas e se protegendo dos ataques das mídias envolvidas.
            É muito comum ver estes profissionais envolvidos em projetos sociais, seja através das instituições em que estes trabalham ou em atividades voluntários, isso se deve a sensibilidade e a importância que dão a outras vidas. Suas funções vão além de vender um produto ou divulgar uma marca, querem doar-se ao público e fazer com que todos se sintam acolhidos, e reinvem as “regras” sempre que necessário, com o objetivo de impactar positivamente.
            Relações Públicas, profissionais que inventam, reinventam e traçam novos caminhos todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário