Se tem uma coisa que entristece muitos estudantes é não conseguir um estágio na área que lhe interessa.
Nos últimos dias conversei
com muitos estudantes de comunicação, durante processos seletivos e através do
MSN e Twitter, observei que uma das grandes dificuldades dessa galera é
estagiar em uma área que possa lhe render experiência para o mercado de
trabalho, que bem sabemos está a cada dia mais competitivo.
O que causa indignação, é
como algumas empresas de grande porte tem feito para atrair mão-de-obra barata,
sem encargos trabalhistas e pior, tudo nos termos da lei.
Como os conselhos dos
profissionais de comunicação muitas vezes não conseguem fiscalizar todos os
estabelecimentos, isso facilita a ação premedita dos “tubarões” do mercado,
assim eles atraem estudantes com uma bolsa considerável, mas com atividades que
não lhe “somarão” muito na hora de enfrentar os desafios de sua profissão.
Infelizmente é comum a
contratação de estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e de Publicidade e
Propaganda para execução de funções de
um operador de telemarketing, venda direta e atendimento ao cliente, coisas que
do meu ponto de vista não será atrativo no currículo de ninguém, a não ser que
a vaga desejada seja para trabalhar em guichê com headset na orelha o dia todo.
Com a grande demanda de estudantes e a pouca oferta de vagas de estágio, as
empresas aproveitam do desespero dos estudantes em ter que cumprir a carga horária
exigida na matriz curricular.
Não posso generalizar a situação,
mas sabemos que o que há de sobra, são empresas querendo se aproveitar da
situação, as vezes é melhor esperar um pouco mais e enquanto isso aplicar seu aprendizado com clientes ficticios e trabalhos voluntários, assim você cria seu portifólio e ainda tem a oportunidade de criar um negócio produtivo.
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